O encontro de professores teve como tema: Autismo: da teoria à prática educacional inclusiva.
Foi
realizado na última sexta-feira (16/04), o Primeiro Encontro Virtual de Professores
do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho (CEIJAF), que teve como tema
“Autismo: da teoria à prática educacional inclusiva” onde a professora Fabiana
de Oliveira, que é mãe de uma criança autista, abordou a temática enfatizando a
história do TEA (Transtorno do Espectro Autista), critérios diagnósticos para o
autismo, principais sinais de alerta de autismo em crianças pequenas
enfatizando sempre a importância do diagnóstico precoce e o papel do professor
de Educação Infantil neste processo, uma vez que o professor desta modalidade
de ensino lida diariamente com crianças pequenas, podendo orientar às famílias
a procurar o quanto antes ajuda de um profissional especializado quando
perceber atrasos no desenvolvimento das crianças.
No encontro remoto foi abordado ainda o papel da escola, dos professores e demais colaboradores da
instituição de ensino no que se refere à temática da inclusão escolar, para que
de fato ela ocorra e que tanto a criança quanto a sua família sintam-se
verdadeiramente aceitos e inclusos no ambiente educacional, sem preconceitos, promovendo
as necessárias adaptações para que o processo de aprendizagem da criança
autista se concretize.
O
encontro contou com a presença da diretora da referida instituição de ensino,
Maria José da Silva Gomes, do núcleo gestor, professores, equipes do Centro de
Referência da Assistência Social (CRAS) e da Assessoria de Comunicação da prefeitura
(ASCOM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.