terça-feira, 6 de novembro de 2012

ARTIGO: “Sabedoria é saber o que fazer. Habilidade é saber como fazer. Virtude é fazer.”


O homem é um produto do meio. Somos um misto de herança genética, bagagem psicológica adquirida ao longo do tempo, experiências e formação. É praticamente impossível precisar quanto cada fator influencia nossas atitudes. Uma coisa é certa: O contexto imediato a que estamos expostos exerce profundo impacto em nossos atos.
E em nossa cidade não é diferente, a maioria das nossas atitudes e dos nossos gestores refletem os costumes dentro dos quais fomos criados. Só que o mundo mudou, os costumes mudaram e os valores são outros. A mídia nos mostra todos os dias que o coronelismo passou, o feudalismo passou e a idéia ridícula de alguns gestores que acham que são senhores absolutos de determinadas repartições, são simplesmente patéticas.
Toda repartição pública é do povo e o fim a que a mesma se propõe é gerar benefícios e qualidade de vida para o povo. Todo dinheiro que vem para as instituições públicas são retirados do povo, pois até quando compramos uma caixa de fósforos, estamos pagando impostos, impostos esses que o governo devolve para ser empregado em forma de benefícios para as pessoas. Portanto, ninguém que está gerindo uma repartição pública é dono do dinheiro, ele é apenas um mero administrador, que deve se dedicar e procurar dar o melhor de si para a população, uma vez que aceitou o cargo, não deve se achar senhor absoluto, muito pelo contrário, o administrador da coisa pública é empregado do povo e para ele deve satisfações.
Quando o cidadão perceber que o seu dinheiro está sendo mal administrado ou desviado, procure o Ministério Público e denuncie, procure seus direitos, pois o direito não socorre a quem dorme.
Fronteiras durante muito tempo ficou estagnada, porém o povo foi às urnas e fez mudanças, espero que o novo governo se legitime e faça as mudanças necessárias para a construção de uma Fronteiras melhor, que não tenha medo de enfrentar as “Forças de Permanência”, isto é, aqueles que agarrando-se aos privilégios econômicos e políticos, pretendem manter, a qualquer custo, o seu poder de decisão, não hesitando em desumanizar, oprimir e violentar a grande maioria, reduzindo-a à condição de objeto.
Hoje o grande desafio para a nova gestão é lutar para, expurgar e banir as forças de permanência que pretendem deter as forças de transformação, é purgar de sua administração pessoas que querem exercer cargos apenas por vaidade, para ostentar títulos, mas que na realidade não tem compromisso nenhum, colocam o bem individual à frente do bem comum.
Vamos ficar atentos, exigir o melhor para a nossa comunidade, saber cobrar de forma adequada, pelos meios adequados: diálogo, questionamento, pois para cada direito nosso que é violado, existe uma lei que o assegura, e mesmo como dizia o Cardeal Retz – “Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.”

Até breve!

Prof. Herivelto Ribeiro Bezerra
Fronteirense nato

Um comentário:

  1. Muito bem caro primo Herivelto... A sociedade precisa evoluir... torcemos pelo sucesso de nossa querida Fronteiras... abraço.... Edilberto.

    ResponderExcluir

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.